terça-feira, 25 de junho de 2019

Líder com Influência

Olá,

Ao longo da minha vida tive a sorte e o prazer de ter dois líderes que trabalhavam muito bem a influência. Toda a sua comunicação era no sentido de me ajudar a ser melhor no que fazia. Eram exímios em mexer comigo enquanto pessoa, na minha forma de pensar e agir, fosse num desafio pessoal ou profissional. Procuravam que olhasse sempre os desafios do dia-a-dia sob outras preservativas e que levasse em atenção a opinião dos demais para ter mais informação e escolhas. Desafiavam-me a crescer, a estudar, a evoluir...sempre!

Não impunham nada, apesar de terem a autoridade hierárquica para o fazer, optavam sempre por criar compromissos conjuntos e responsabilidade partilhada. Outra característica destes líderes era a sua capacidade de serem congruentes e consistentes no seu comportamento. Davam o exemplo e assumiam as sua tarefas com o mesmo empenho e dedicação que pediam às suas equipas. 

Estavam presentes, disponíveis, alegres o que permitia criar um clima de confiança e motivação fantástico. Qualquer situação era resolvida na hora, sem tretas, sem desculpas. O medo de falar e falhar não existia, servia sempre como evolução.  Eu e os restantes membros da equipa sentíamos genuinamente que fazíamos parte de algo maior, em que a soma das partes prevalecia sob a individualidade. 

E depois havia a celebração! Fosse um sucesso pequeno ou grande, individual ou de equipa, havia festa...era hora de celebrar, agradecer, premiar. 

Não nascemos líderes, mas podemos nos formar como líderes. Leva tempo e obriga a disciplina, a esforço... mas se fosse fácil, não tinha piada nenhuma! :)

Abraço
Filipe Jerónimo


Nenhum comentário:

Postar um comentário