segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Estás a ouvir ou a escutar?!

Olá,
O que entendes por "ouvir"?! O que entendes por "escutar?!" Será a mesma coisa?! Podes estar a ouvir, mas não estar, verdadeiramente, a escutar!! A diferença entre uma e outra depende da atenção consciente que lhes dedicas. Acontece em todos os contextos da nossa vida, seja em conversa com amigos, família, colegas, clientes... estamos presentes fisicamente, mas, mentalmente e emocionalmente estamos bem longe!!
Para que possas ter acesso ao verdadeiro conteúdo de uma conversa, será crucial canalizares toda a tua atenção consciente para ESCUTAR a pessoa... para o que diz verbalmente, mas também, e não menos importante, para o que diz através da expressão facial e corporal. Se te focares exclusivamente na pessoa e deixares de lado todas as outras distrações, da mente e do contexto onde te encontras, a riqueza de informação que vais receber e processar é enorme!!
O ato de ESCUTAR, obriga-nos a despender mais energia, obriga-nos a utilizar a arte do "foco"! Carece de uma continuidade para se tornar natural em nós... mas faz toda a diferença!! Experimentem...!!
Pela minha experiência, só se consegue este estado de "escutar" se estivermos por inteiro na conversa, se estivermos a ser genuínos, se realmente queremos dialogar, conversar, partilhar. Caso contrário nem vale a pena...!!

Vê lá isso... escuta mais!!

Abraço

Filipe Jerónimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário