terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Tens consciência das tuas crenças?!

Olá
O que é uma CRENÇA? É algo que assumimos como verdade para qualquer área da nossa vida! 
Será que nascemos com elas? Claro que não! Criamos a crença em resultado de algum acontecimento que gerou uma determinada emoção. Normalmente, tem associado um impacto emocional forte!

Existem as crenças possibilitadoras e as limitadoras. As primeiras ajudam-nos no nosso dia-a-dia. Têm, normalmente, alicerces positivos, dinâmicos, confiantes, motivadores, etc. As crenças possibilitadoras fazem uso de todos os nossos recursos físicos e emocionais! As segundas limitam-nos, criam barreiras a nós próprios. Têm, normalmente, alicerces negativos, redutores, medos, falta de confiança e auto-estima. As crenças limitadoras são redutoras dos nossos recursos físicos e emocionais!

Suponhamos, uma pessoa que diz…” independentemente do que aconteça, tiro sempre aprendizagens positivas!” – Crença possibilitadora. Ao invés, dizia…” O que tinha para aprender, já aprendi!” – Crença limitadora.

O bom disto é que; se conseguimos criar as crenças, também as conseguimos alterar ou eliminar! Principalmente quando nos limitam! Como as assumimos como verdade, processamo-las de forma inconsciente, ou seja, são utilizadas sem darmos conta que as estamos a utilizar! Quando, através de um exercício de autoconhecimento ou com a ajuda de um Coach (por exemplo), trazemos ao consciente as crenças limitadoras (as possibilitadoras é de manter!), tomamos conhecimento e consciência do impacto que estas têm na nossa vida. A partir daqui existem duas possibilidades, ou a pessoa mantém a crença, independentemente de saber que não lhe é benéfica ou a elimina /altera. A pergunta que podemos fazer é: O que eu quero ao invés disto (crença limitadora)?

Como estão as tuas crenças?!

Abraço

Filipe Jerónimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário