segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O segredo da diversidade!

Olá,
Considero que em tudo na vida e em particular nas empresas a diversidade é uma das chaves para o sucesso. A diversidade equilibra, trás valor e diferença saudável à organização! Permite pensar, ver e sentir os desafios de vários ângulos, aumentando assim os recursos disponíveis na empresa, e, por consequência, responder ás várias solicitações internas e externas à companhia de forma mais eficaz, rica e possibilitadora. Ainda existem gestores que procuram colaboradores à sua imagem e semelhança... que erro! Que desvantagem estão a construir! Mais vale comprar gravadores e colocá-los a repetir o que o gestor diz ou pensa, fica mais barato! Claro, é muito mais fácil gerir quem tem as mesmas opiniões e vê tudo, ou grande parte, da mesma maneira. O esforço é baixo... o caminho é normalmente só um, pobre em conteúdo e com uma taxa de desgaste enorme. Só conseguimos gerar "o novo" nas empresas se tivermos a capacidade de ter diversidade de pensamentos, de opiniões, de vivências, de culturas, de emoções, de ânimo e de vida. E que enorme falta existe nos dias de hoje! Tudo é copiado de forma rápida e bem, então, onde poderemos ter uma vantagem competitiva?! No ver, ouvir e sentir de forma diferente... todos os dias!! 
Experimentem juntar colaboradores de outras áreas da empresa para um Briefing sobre um qualquer assunto que sintam que estagnou! Vão verificar como ideias fantásticas surgem!
Lembro-me de uma marca de dentífrico que aumentou de forma extraordinária as suas vendas, apenas e só, por fazer uma pequena alteração no gargalo de uma bisnaga dentífrica. Um funcionário fabril sugeriu aumentar o diâmetro do gargalo... simples, certo?! Pois é!! O bastante para duplicar as vendas!! 
É imenso o potencial escondido nas nossas organizações, simplesmente não lhe prestamos a devida atenção, não damos o devido valor, o espaço necessário para a partilha, para a diversidade!! 

Abraço

Filipe Jerónimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário