segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Não queiras controlar tudo, faz-te mal!

Olá,
Quantas vezes ao longo da nossa vida, pessoal ou profissional, encontramos pessoas que querem controlar tudo?! Será esta postura benéfica ou salutar para a pessoa que controla e para as pessoas que são controladas?! Em meu entender, o CONTROLO, é o caminho mais rápido para a perda de identidade de quem quer controlar!... sim, não tenho dúvida disto! Se alguém gasta toda a sua energia e atenção em criar regras e contra regras para condicionar e balizar o outro... como faz ela para olhar para dentro?! Para ela própria?! Como faz ela para reconhecer as suas virtudes e pontos de melhoria?!... esquecesse, a maior parte das vezes, de se olhar, ouvir e sentir!! Normalmente, quem entra por este caminho, tem falta de auto-estima e de confiança! Cria regras rígidas para que se sinta segura(o) no seu mundo, procurando moldar a sua forma de ver a vida ás outras pessoas, muitas vezes, ás pessoas de quem gosta!! Procura não sair da sua zona de conforto, pois se o faz... lá está, perde as referências, que a deixam, ilusoriamente, "segura" de si e dos outros. Algumas das formas que têm para camuflar o controlo é dizer; só quero ajudar, é preciso regras senão isto não vai correr bem, eu tomo conta disto se não vai haver disparates, etc!
No fundo estas pessoas precisam de ajuda, vivem numa prisão, vivem em constante sofrimento!! Uma das consequências desta postura é o afastamento dos outros...pois claro!! quem é que está disponível para ver a sua liberdade de "ser" todos os dias desventrada?! Quem é que está disponível para sofrer uma pressão psicológica constante?! 
Atenção, não quer dizer que não deve haver regras, procedimentos, metodologias... e que alguém seja responsável pelas mesmas! Sim, claro!! Mas que sejam potenciadoras, flexíveis, abrangentes, abertas ao novo e diferente. 
Proponho que te faças um exame!! Vê se reconhecesses onde podes estar a entrar na liberdade do outro, onde possas estar a impor algo, só porque sim!!... e faz diferente, deixa ir, dá espaço, permite que o outro expresse a sua opinião...vais ver como tudo fica mais leve!!

Abraço

Filipe Jerónimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário