segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Realmente, faz toda a diferença!

Olá,
Estava eu, à uns dias atrás, na fila da caixa para pagar o combustível, e, como estavam algumas pessoas à minha frente, entrei no meu estado de observador!! O foco foi a senhora da caixa.! Queria ter uma percepção de como estaria o seu estado de espírito!!Bom, aparentemente, e face ao que me foi possível observar, estava pouco ou nada sorridente, poucas palavras, cabeça baixa e uma face de expressão triste e distante. Constatei também, que as pessoas que estavam à minha frente, algo receosas ou pura falta de educação, não emitiam nem um "Boa tarde" ou "Obrigado". E assim foi indo até chegar à minha vez. No entremeio pensei, o seu estado atual pode advir de tanta coisa! Pode estar doente, não gostar do que faz, de algum cliente ter sido indelicado, de alguém próximo ter falecido, etc, etc. Resolvi, para mim mesmo, que iria procurar dar-lhe um pouco de ânimo!! 
Bom dia, disse eu de forma expressiva e alegre, desde logo consegui que a senhora levantasse a cabeça!!, queria pagar a bomba 5, se faz favor!!... esboçou um ligeiro sorriso!! enquanto fazia a operação de pagamento, fiz uma pergunta; Sinto-a triste, está tudo bem?!... a reação foi fantástica!! de imediato recebi um sorriso rasgado e a resposta... está tudo bem, obrigado, à pessoas que são muito brutas e isso, por vezes, magoa-me!! mas agradeço o seu cuidado, nem sempre encontramos clientes assim!! 
Com a minha postura facilitadora consegui que a senhora alterasse o seu estado de ânimo, o que se viu, imediatamente, no freguês seguinte, e, uns dias depois, quando retornei à bomba, a dita senhora recebeu-me de imediato com um sorriso alegre e verdadeiro!! 
Que bom que é conseguirmos ajudar... e a maior parte das vezes é necessário tão pouco de nós!!
Deixo-vos uma reflexão...
" Um problema não é um problema...o problema é o estado e atitude com que nós abordamos o contexto do problema!!"

Abraço

Filipe Jerónimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário